top of page
Buscar
  • Foto do escritorDetur Batatais

Levantamento dos registros de visitantes ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais

Levantamento dos registros de visitantes ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, em 2023, revelam que, exatamente, passaram pela igreja, que abriga o maior acervo de obras sacras do pintor Cândido Portinari do mundo, representantes de 11 países diferentes, com destaque para Estados Unidos, Espanha, Argentina e Chile. Do nosso país, foram contabilizados registros de cidadãos de 69 cidades de diversos estados da federação e 93 cidades paulistas. Foram centenas de turistas de São Paulo capital e de cidades mineiras, como Uberlândia e Uberaba, por exemplo. Municípios bem distantes, como João Pessoa, na Paraíba; Sorriso, Mato Grosso e de Brasília, Distrito Federal, também tiveram representantes conhecendo o templo que é impressionante, pela arquitetura e pelo conjunto majestoso, com todas as obras de arte expostas.



A igreja batataense, em sua forma atual, foi iniciada em 1928, sob a direção do arquiteto italiano Júlio Latini em estilo neo-clássico, que contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni para execução da obra, que foi concluída em 1953. O destaque especial vai para o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, pintada por Cândido Portinari, assim como um acervo de 21 telas do artista.



Para a Administração Municipal, é motivo de alegria e satisfação poder constatar o número representativo de turistas que passaram pela igreja no ano passado, o que deve aumentar ainda mais, com a Praça Cônego Joaquim Alves sendo totalmente revitalizada. "É um conjunto harmonioso e de extremo valor. A praça, que agora tem o calçadão em frente ao Santuário, valoriza ainda mais o nosso principal cartão postal. Aproveitamos para convidar para que visitem nossos demais atrativos culturais e naturais, destacando o turismo rural, que cresce a cada dia, além dos nossos eventos durante todo o ano”, destaca a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.



7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page